Ritmos Árabes
A palavra Ritmo vem do grego Rhythmos e designa aquilo que flui que se move em uma sucessão de tempos fortes e fracos que se alteram em intervalos regulares.
Existem filosofias doutrinárias de interpretação e técnica rítmica que são ensinadas nas escolas árabes de percussão, entre elas podemos citar como as principais delas a clássica egípcia e a sírio-libanesa.
Entre estas duas culturas existem algumas diferenças no ensino dos ritmos e na nomenclatura dos instrumentos. Para uma excelente interpretação da música árabe deve - se dominar a compreensão da maior parte possível dos ritmos, pois no total são mais de trezentos ritmos e conhecer todos é quase que impossível.
Neste manual iremos estudar alguns dos ritmos considerados básicos, veremos sua notação musical, instrumentos que compõe uma orquestra árabe e os tipos de sons provocados por estes instrumentos.
Estudaremos também que tipos de movimentos podem ser utilizados de acordo com os sons dos instrumentos e momentos da música.
A compreensão dos ritmos árabes dentro da Dança Oriental é de suma importância para todas as pessoas que se propõem a aprender esta arte, pois sem a compreensão dos ritmos básicos não há condições de uma correta interpretação das músicas.
Para uma bailarina, a falta de compreensão dos ritmos pode tornar sua dança limitada e sem grandes atrativos.
Ritmo, maqamat (modos/escalas) e melodia, um trio elementar que poderia ser chamado de “a essência da música árabe.”
Dominando os ritmos a bailarina conseguirá traduzir a música de uma forma tridimensional através de seus movimentos e também terá maior facilidade para compor suas próprias coreografias.
Nas composições árabes clássicas existem muitos momentos dentro de uma mesma música, momentos que podem transmitir o amor, a alegria, a tristeza, a saudade ou a melancolia por um amor perdido. Estes momentos são chamados de “humores” e geralmente para representar cada um destes sentimentos é utilizado certo ritmo.
Uma bailarina deve respeitar as trocas de humores e de ritmos da música, por exemplo, se a orquestra inteira está tocando uma frase longa em qualquer período da música a bailarina deve fazer movimentos que traduzam esta dinâmica, movimentos longos e expansivos como deslocamentos e giros.
Quando a música estiver em um momento solo de um instrumento, como por exemplo taksim com o alaúde, qanun ou tabla, deve-se fazer movimentos mais contidos e curtos como tremidos e suas variações.
Se for um taksim de violino deve-se fazer movimentos ondulatórios e circulares.
Para acelerar seu processo de aprendizagem e aperfeiçoar sua dança escute muitas músicas árabes de vários estilos, procure identificar os instrumentos e os ritmos, pratique os movimentos com tranquilidade e não tenha pressa na execução.
Outra dica é que assista a muitos vídeos de várias bailarinas mesmo que a princípio você não se identifique com o estilo de algumas delas.
Assistir à interpretação e a leitura musical de outras bailarinas é uma ótima maneira de aperfeiçoar sua dança, sua compreensão dos ritmos e de encontrar seu próprio estilo.
OFERTA ESPECIAL
Neste momento você poderá garantir uma vaga no Portal Bellydancer e enriquecer ainda mais os seus conhecimentos.
Tornando-se membro hoje você terá acesso a diversos cursos ao mesmo tempo.
Dança do Ventre & Ritmos Árabes
Fazendo sua Assinatura agora você libera imediatamente o acesso ao Portal com uma Assinatura mensal com valor promocional de apenas trinta reais mensal.
Estude no dia que quiser e nos melhores horários para você.
Acesse o Portal de qualquer lugar do mundo.
Diversos cursos liberados ao mesmo tempo!
Mas atenção, esta Oferta Especial pode ser encerrada a qualquer momento, então garanta a sua vaga.
Por R$30,00 mensal, apenas 1 real por dia, você terá acesso em diversos cursos ao mesmo tempo e poderá estudar conteúdos como:
▪ Ritmos Árabes
▪ Técnicas de Braços
▪ Técnicas de Véu
▪ Expressão corporal
▪ Giros
▪ Folclore, ghawázee baladi
e muito mais ...
Diversos cursos liberados ao mesmo tempo!
Para fazer sua Assinatura mensal e garantir sua vaga com valor promocional clique AQUI.
Comentários
Postar um comentário